Vai Encarar ou Vai Correr?


Era a minha primeira participação oficial em uma corrida, estava ansiosa. Haviam duas opções de percurso, 4 e 8 km. Optei pelo de 4 km, pois era minha primeira vez, e mal sabia se chegaria mesmo até o fim (viva). Alguns amigos prometerem que iriam lá torcer por mim - teve uma que até disse que correria parte do percurso comigo - mas cheguei atrasada acompanhada de uma outra amiga japonesinha, e não vi os demais por lá, mas enfim, whatever, fui lá para o fim da fila fazer o aquecimento, enquanto a amiga japonesinha se posicionou próxima à largada para tirar fotos minhas quando eu passasse..

Tinha cerca de 1.108 atletas, uns 500 participando no trajeto de 4 km e o restante no de 8 km. Haviam tendas de música eletrônicas tocadas por DJs durante todo o percurso, era uma animação só. Deu a largada fui embora no meio galera, eu estava correndo de boa, a certa altura, cerca de uns 800 metros, minha língua ainda nem estava de fora, eu avistei uma anãnzinha.

Ultrapassei-a na maior moral e continue correndo, passei por um túnel de músicas muito loucas, entrei de marcha a ré, dançando em homenagem a Michael Jackson, dei umas viradas triunfais com o DJ e continue correndo. De repente reparei que a anãnzinha estava correndo lá na frente... Fiquei indignada, caramba, como era possível? Eu a tinha ultrapassado a um bom tempo, e afinal minhas pernas eram maiorzinhas que as dela - tenho 1,57 m de altura - ela não tinha mais que uns 90 cm!. Acelerei e a ultrapassei novamente. Imagina eu perder para uma anãnzinha?! Seria fim de carreira da atleta aqui....eu tinha que lutar! Segui acelerada mas a língua já estava dando sinal de querer sair pra fora da boca. ...Então, achei que era hora de andar um pouco... Afinal entrei lá para fazer um DUATHLON (corrida x caminhada), estava na hora de caminhar.

Daqui a pouco, passa disparado por mim, quem? Ela, a anãnzinha.... Comecei a correr de novo, pensei: cacete ! Essa danada corre feito diabinha... Dei um gás e a passei de novo, então corri mesmo, corri pra valer de fato... A língua teimando em ficar de fora., mas continuei correndo, e pensei: agora ela não me alcança mais.

Então veio outro túnel de música com DJs, entrei saltitante em marcha a ré na tenda - alguns atletas que passavam batiam em minha mão solidariamente e era ‘mó’ parceria na dança.... Sai estilo Michael Jackson de marcha a ré novamente... Era só alegria! Eu estava felizona, corre-minhando, quando ergo a cabeça e vejo lá na frente, QUEM? Se pensou ‘ela’, a anãnzinha, acertou! Eu não queria crer, mas era sim, era a própria.

Putz, como era possível?! Ela tinha ficado para trás, sem contar que minha perna é maior que a dela, ainda assim eu estava para trás, dããã, como assim?! A diabinha devia ter algum pacto com o além, ou então cortou caminho por outro local! Raciocinando um pouco melhor, percebi onde eu perdia terreno. Quando eu chegava nas tendas de músicas com DJs, me empolgava, entrava dançando em vira-voltas e correndo de marcha a ré fazendo farra, e é aí que ela, disparava na frente, pois ela não enrolava e botava sebo nas canelas. Quando eu alcançava a danada, lá vinha mais uma tenda com música, e pronto, lá eu me acabava e ficava pra trás. Na verdade eu estava fazendo um triathlon (corrida x caminhada x dança).

Então, num último suspiro - estava difícil guardar a língua dentro da boca, porque a esta altura o coração também queria sair para fora - juntei todas as forças que ainda restavam (não eram muitas mais não) e corri, corri, corri, ultrapassei a anãnzinha , e já aproveitei e ultrapassei um velho xarope que já estava também enchendo o saco por ficar sempre na minha frente (depois soube que o 'xarope' era o deputado Alex Canzini), e ultrapassei mais uns doidos lá - um com chapéu em forma de bolo (tinha até velinhas), outros parelhados a ele com chapéuzinhos de aniversário e bexigas na mão (a corrida era só alegria).

Quando estava cruzando a linha de chegada - muito emocionada por ser a primeira corrida oficial na minha vida de atleta - avistei meus amigos que após a corrida, solidariamente me ajudaram a devorar uma melancia inteira e um cacho de bananas, que estava à disposição dos atletas. Penso que o caso de algumas amigas minhas, como diz um amigo, é de anaconda na barriga! Uma foi responsável pela marca incrível de meia melancia e outra, a japonesinha , comeu uma penca de banana sozinha, embora ela afirme que foram apenas 4 unidades. isto que elas só foram lá para assistir a corrida imaginem se corressem também.

Mas você me perguntará, e a ANÃ? Que fim levou? Meu camarada, não a vi mais, das duas uma : ou ela parou lá atrás o que duvido muito, pois corria deslizando feito uma fadinha/diabinha no asfalto, ou ela partiu para o trajeto de 8 km. Sem ela talvez eu não tivesse conseguido forças para ir até o fim, pois na verdade eu não disputava com ela, mas sim comigo mesma. Essa anãnzinha foi uma jóia rara que encontrei no caminho e me deu uma lição de vida incalculável : quando queremos, tudo podemos!

Entao, vai encarar ou vai correr atrás de seus sonhos e objetivos? Eu encarei correndo, embora minha vida de atleta esteja momentâneamente suspensa, pois está sendo quase uma maratona levantar do micro e ir até a caixa de remédios pegar um dorflex. A dor nas pernas está de lascar, mas me conforto olhando meu certificado de oitava colocada entre 9 participantes na categoria das 'velhinhas', sim porque me puseram na categoria errada o que de certa forma 'melhora' minha colocação, pois na categoria correta eu seria a vigésima terceira ente 26 atletas. Entre 631 pessoas (homens e mulheres) que disputaram categoria 4 km, fiquei classificada no geral de tempo em 586, considerando que só tenho por hábito caminhar e não correr foi uma performance excelente. Simbóra meu povo, agora para a corrida da tinta!


5 comentários:

  1. Gentemmm, descobri que o velhinho xarope que ultrapassei, era nada mais nada menos que ALEX CANZIANI deputado federal do PTB no Paraná, que correu na mesma categoria que eu (4km) só que masculino. Ele teve um tempo PIOR que o meu... eu fiz em 30.27,1 e ele em 30.32,7... ANIMEI!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ha ha ha... Você é uma comédia!!! Amei te ver correndo lá, só fiquei chateado porque não conclui um curso de fotografia, já que acabaram não ficando boas. Mas... o importante é competir! E como a anãzinha... prometo que vou persistir nas fotos! ok? ha ha ha ha! Gosto muito de ti!

    Beijos André Martins.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, o que seria do mundo se não fossem pessoas bem humoradas como vc. parabéns pela disposição!

    ResponderExcluir
  4. Continue assim, O importante é se mexer, participar... o Usain Bold que se cuide......

    ResponderExcluir
  5. [...]amei sua crônica( podemos chamar
    assim ?), dei boas risadas, parabéns vc. escreve muito bem, me senti
    correndo junto[...]

    ResponderExcluir